Vinculações de apoio nas lajes treliçadas – Parte 2

2) Lajes Contínuas

Uma solução técnica viável, e economicamente interessante, é a utilização da continuidade entre as lajes. Com isso, podemos considerar que a laje é engastada nas continuidades sem a necessidade de solicitar as vigas de apoio à torção, pois como já dissemos no último informativo, é uma situação bastante anti-econômica, e portanto indesejada.

O engastamento de continuidade nos permite a redução da armadura positiva, a qual está posicionada dentro das vigotas, e em alguns casos ainda nos permite a utilização de lajes com menores espessuras, pois resulta em menores deformações. Temos assim, a redução do momento fletor positivo, e a introdução de momentos negativos junto aos apoios centrais. Nos apoios extremos, consideramos a laje simplesmente apoiada.

Apoio de Lajes Engastadas

Por outro lado será necessária a colocação de armadura negativa nas continuidades, a qual será responsável por combater os esforços de tração oriundos do momento fletor negativo. Nessa região passamos a ter tração na parte superior da laje e compressão na parte inferior.

Apoio Simples em Lajes Engastadas

Como sabemos, o concreto tem uma boa resistência à compressão, mas uma baixa resistência à tração. Sendo o aço bastante resistente à tração, é ele quem vai receber esses esforços. Daí a importância de se ter armadura negativa, a qual deve estar corretamente posicionada na face superior da laje, acima da malha de distribuição.

Colocação de Armadura em Lajes Engastadas

Outra medida muito importante que deve ser tomada ao se montar uma laje contínua é a execução de uma faixa maciça junto aos apoios das continuidades, a qual chamamos de mesa de compressão. Essa faixa de concreto servirá para absorver os altos esforços de compressão que aparecem na fibra inferior da laje devido aos momentos negativos. A laje treliçada é composta por vigotas intercaladas a elementos de enchimento inertes. Nessa região temos apenas o concreto das nervuras (vigotas) para absorver esses esforços de compressão. Como essa área de concreto muitas vezes não é suficiente, fazemos um acréscimo de área, retirando-se uma ou duas fiadas de lajota e criando-se essa faixa maciça.

Finalmente, devemos ainda tomar o cuidado de alinhar as vigotas, criando-se assim uma nervura contínua sobre os apoios.

Lajes Engastadas com Apoio Simples
Voltar
Rua Geraldo Pinhata 44 – sala 03
Jd Alba – Vinhedo – SP
CEP: 13289-050
ENTRE EM CONTATO
(19) 3876-2329
engetreli@engetreli.com