2) Lajes Contínuas
Uma solução técnica viável, e economicamente interessante, é a utilização da continuidade entre as lajes. Com isso, podemos considerar que a laje é engastada nas continuidades sem a necessidade de solicitar as vigas de apoio à torção, pois como já dissemos no último informativo, é uma situação bastante anti-econômica, e portanto indesejada.
O engastamento de continuidade nos permite a redução da armadura positiva, a qual está posicionada dentro das vigotas, e em alguns casos ainda nos permite a utilização de lajes com menores espessuras, pois resulta em menores deformações. Temos assim, a redução do momento fletor positivo, e a introdução de momentos negativos junto aos apoios centrais. Nos apoios extremos, consideramos a laje simplesmente apoiada.
Por outro lado será necessária a colocação de armadura negativa nas continuidades, a qual será responsável por combater os esforços de tração oriundos do momento fletor negativo. Nessa região passamos a ter tração na parte superior da laje e compressão na parte inferior.
Como sabemos, o concreto tem uma boa resistência à compressão, mas uma baixa resistência à tração. Sendo o aço bastante resistente à tração, é ele quem vai receber esses esforços. Daí a importância de se ter armadura negativa, a qual deve estar corretamente posicionada na face superior da laje, acima da malha de distribuição.
Outra medida muito importante que deve ser tomada ao se montar uma laje contínua é a execução de uma faixa maciça junto aos apoios das continuidades, a qual chamamos de mesa de compressão. Essa faixa de concreto servirá para absorver os altos esforços de compressão que aparecem na fibra inferior da laje devido aos momentos negativos. A laje treliçada é composta por vigotas intercaladas a elementos de enchimento inertes. Nessa região temos apenas o concreto das nervuras (vigotas) para absorver esses esforços de compressão. Como essa área de concreto muitas vezes não é suficiente, fazemos um acréscimo de área, retirando-se uma ou duas fiadas de lajota e criando-se essa faixa maciça.
Finalmente, devemos ainda tomar o cuidado de alinhar as vigotas, criando-se assim uma nervura contínua sobre os apoios.