A versatilidade do sistema treliçado

No informativo de hoje, gostaria de abordar um tema que vem me chamando a atenção ao longo desses anos que tenho prestado serviços na área de suporte técnico de cálculo de lajes treliçadas: sua versatilidade.

Não apenas no que diz respeito aos mais variados tipos de utilização, mas principalmente pela maneira com que conseguimos adequar soluções técnicas com vãos irregulares e com grandes dimensões, esse tipo de pré-moldado atende aos requisitos técnicos, econômicos e operacionais.

Com o intuito de ilustrar o que foi dito acima, vamos apresentar um exemplo real, de uma laje que dimensionamos recentemente para um de nossos clientes.

Trata-se de um vão irregular em forma de triângulo, com 13.00 metros de base por 13.50 metros de altura, dimensionado para uma carga acidental de 500 kg/m², mais uma carga de revestimento de 100 kg/m². As figuras abaixo mostram as direções adotadas para as nervuras e o diagrama de isovalores dos deslocamentos:

Utilização de Cálculo de Lajes Treliçadas

A solução encontrada para esse caso foi a utilização de uma laje treliçada bidirecional, com intereixos de 49cm nas duas direções, nervuras com 9cm de largura e altura total de 34cm (28 do EPS + 6 de capa de concreto), utilizando-se uma armação treliçada de 30 cm de altura (TR30856). As flechas máximas encontradas foram de 1.3cm, considerando-se um concreto C25.

É importante salientar que para casos desse tipo, é necessário que se utilize métodos de cálculo mais sofisticados para a obtenção dos esforços com os quais dimensionaremos a laje, e também para que se faça uma análise mais refinada dos deslocamentos. No caso apresentado acima, utilizamos o modelo de grelhas.

Devemos observar ainda, os limites de flechas impostos pela nova norma de concreto armado – NBR 6118:2003 (Tabela 13.2), os quais em alguns casos, podem inviabilizar a utilização de soluções em concreto armado.

Para finalizar, gostaria de concluir que as lajes treliçadas, quando utilizadas em arranjos estruturais criativos, tornam-se ótimas soluções, apresentando um ótimo custo-benefício, não só para obras triviais e de pequeno porte, mas também para estruturas com variadas formas e dimensões.

Voltar
Rua Geraldo Pinhata 44 – sala 03
Jd Alba – Vinhedo – SP
CEP: 13289-050
ENTRE EM CONTATO
(19) 3876-2329
engetreli@engetreli.com