Trata-se de um sistema construtivo onde o principal conceito é a racionalização, através da utilização de medidas modulares. Os blocos de alvenaria estrutural tem medidas padronizadas, o que torna fundamental que se faça uma modulação, buscando-se com isso minimizar o desperdício e otimizar o sistema.
Nas edificações em alvenaria estrutural, o carregamento é transimitido linearmente, e as lajes se apoiam diretamente nas paredes, que por sua vez devem estar apoiadas sobre as vigas baldrame e fundações, ou sobre o pavimento de transição no caso de pilotis em concreto armado.
É um sistema bastante utilizado para edifícios de baixo e médio padrão, ou residências com geometrias simples e poucos vãos livres, onde temos as paredes mais alinhadas nos pavimentos.
Nosso projeto de alvenaria estrutural contempla todos os desenhos necessários para a correta execução na obra. Entregamos uma planta de locação de grautes, modulação da 1ª e 2ª fiada das paredes, paginação (elevação) de todas as paredes estruturais, com detlhamentos de armaduras e quantitativos de materiais. Além disso, inserimos no projeto diversos detalhes construtivos, como das amarrações das paredes, dispositivo de apoio da laje do último pavimento e tabelas de especificação dos materiais a serem utilizados (aço, blocos, prisma, graute e argamassa).