O grande avanço tecnológico conquistado nas últimas duas décadas na área da informática teve grande influência na maneira de se projetar estruturas. O uso de computadores com alta capacidade de processamentos disponíveis atualmente possibilitou a adoção de modelos de cálculo bastante sofisticados que simulam o comportamento da estrutura de forma mais realista.
É muito importante que o engenheiro estrutural esteja atualizado e preparado para acompanhar essa evolução, sem perder a sensibilidade de quando se calculava tudo “à mão”. No entanto, a correta análise e interpretação dos resultados apresentados pelos softwares de cálculo por parte do engenheiro calculista é de fundamental importância para o sucesso de um projeto estrutural; caso contrário, pode-se cometer erros ainda mais graves.
Durante a execução do projeto estrutural é importante a integração do engenheiro calculista com os demais profissionais da obra (engenheiros e arquitetos). Nesse sentido, um bom projeto estrutural deve almejar sempre