O Cálculo Estrutural e a Informática

O grande avanço tecnológico conquistado nas últimas duas décadas na área da informática teve grande influência na maneira de se projetar estruturas. O uso de computadores com alta capacidade de processamentos disponíveis atualmente possibilitou a adoção de modelos de cálculo bastante sofisticados que simulam o comportamento da estrutura de forma mais realista.

É muito importante que o engenheiro estrutural esteja atualizado e preparado para acompanhar essa evolução, sem perder a sensibilidade de quando se calculava tudo “à mão”. No entanto, a correta análise e interpretação dos resultados apresentados pelos softwares de cálculo por parte do engenheiro calculista é de fundamental importância para o sucesso de um projeto estrutural; caso contrário, pode-se cometer erros ainda mais graves.

Durante a execução do projeto estrutural é importante a integração do engenheiro calculista com os demais profissionais da obra (engenheiros e arquitetos). Nesse sentido, um bom projeto estrutural deve almejar sempre

  • - Segurança
  • - Economia
  • - Facilidade na execução da obra
  • - Compatibilidade com os demais projetos
  • - Atendimento às normas da ABNT

Voltar
Rua Geraldo Pinhata 44 – sala 03
Jd Alba – Vinhedo – SP
CEP: 13289-050
ENTRE EM CONTATO
(19) 3876-2329
engetreli@engetreli.com